AVALIAÇÃO DE MÉTODOS EXATOS PARA AS METAS DE DISTRIBUIÇÃO DE DOSE COM SELEÇÃO DE FEIXES PARA O PLANEJAMENTO DO TRATAMENTO DE CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO
DOI:
https://doi.org/10.4322/PODes.2025.001Palavras-chave:
Otimização, IMRT, Radioterapia, HeurísticasResumo
Modelos matemáticos que abordam a seleção de feixes de radiação no tratamento de câncer possibilitam uma distribuição mais precisa da dose, eliminando células cancerosas enquanto preservam tecidos saudáveis. Como os feixes podem ser emitidos de diversas direções, a definição dos ângulos é essencial para a administração de dose. Devido à complexidade de integração dessas variáveis, a abordagem de metas pode ser eficaz em problemas com múltiplos critérios. Este trabalho aplica a programação por metas estendida, utilizando técnicas de pesos e de Chebyshev, no planejamento da radioterapia para pacientes com câncer de cabeça e pescoço. Foi aplicada a metaheurística Busca em Vizinhança Variável com os métodos de pontos interiores e método Simplex. Os resultados evidenciam a eficácia na seleção de feixes, auxiliando médicos e físicos médicos a definirem um plano de tratamento mais adequado para cada paciente, otimizando os resultados terapêuticos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de um artigo implica que ela foi aprovada por todos os coautores, se for o caso, bem como pelas autoridades responsáveis da instituição onde o trabalho foi realizado e que o(s) autor(es) estará(ão) implicitamente cedendo seus direitos à SOBRAPO e afirmando que eventuais direitos autorais de terceiros não estão sendo violados. O(s) autor(es), entretanto, permanece(m) responsável(is) pelo conteúdo do artigo publicado na revista. Apesar de se acreditar que a informação divulgada seja verdadeira e acurada na data de sua publicação, os editores e a SOBRAPO não aceitam qualquer responsabilidade legal por erros e omissões que possam ter ocorrido ou que venham a ser identificados.