PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO SOBRE O USO METODOLOGIAS ATIVAS NA DISCIPLINA DE PESQUISA OPERACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/PODes.2022.009

Palavras-chave:

Pesquisa operacional, Metodologias ativa, Ensino, Percepção dos estudantes

Resumo

A pesquisa operacional é uma expressiva representante de abordagens voltadas ao processo decisório, sendo relevante para a formação de gestores que baseiam suas decisões em metodologias programáveis e simulações de cenários. O perfil discente do curso de administração é em sua maioria não quantitativo, de forma geral, existe uma fraca base matemática, dificuldade de aprendizagem, falta de interesse dos estudantes, entre outros fatores que afetam diretamente o processo de aprendizagem da disciplina. Dessa forma, é interessante que os docentes utilizem metodologias ativas como apoio para a melhoria do entendimento da disciplina. Este estudo realizado em uma instituição federal de ensino superior coletou dados através de questionários para avaliar a percepção estudantil com relação a aplicação de ferramentas de metodologias ativas como complemento do processo de ensino-aprendizagem e aferiu, através de estudo de correlações e concordâncias, que o uso de tais ferramentas foi essencial para a melhoria da qualidade do ensino aos estudantes.

Biografia do Autor

Julia Shimohara Bradaschia, UFPB

Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba. Foi bolsista pela UFPB como pesquisadora de iniciação científica em estudos sobre competências socioemocionais e ambientes de aprendizagem sob orientação do Professor Dr. Anielson Barbosa da Silva. Fez parte do Programa de Monitorias sob orientação da Professora Dra. Pamela Adelino Ramos na disciplina de Pesquisa Operacional. Estagiou em uma empresa privada no setor de Recursos Humanos e foi consultora na EJA Consultoria, empresa júnior da UFPB.

Pamela Adelino Ramos, UFPB

Pós-doutorado em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (2019); Doutorado em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (2018); Mestrado em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (2010); e Bacharelado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Campina Grande (2008). Atua na Universidade Federal da Paraíba no Departamento de Administração. Tem experiência na área de Administração e Engenharia da Produção, com ênfase em Administração de Empresas e Gerência da Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: Pesquisa Operacional. Administração da Produção, Gestão da Qualidade e Gestão de Projetos; Desenvolvimento Humano e Trabalhabilidade; Finanças e Economia; Vulnerabilidade social e Comportamento. Líder do GPTS - UFPB (Grupo de Pesquisa em Trabalho e Sociedade), concluiu o projeto de extensão Trabalhabilidade Ativa em 2020 com a premiação Elo Cidadão ofertado pela UFPB. Participante do GEPS - UFPB (Grupo de estudos em Produção e Serviços) e do PMD – UFPE (Project Management and Development) e Vice-Chefe do Departamento de Administração.

Marina Fonseca Martins de Melo, UFPB

Graduanda em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba. Trabalha como estagiária no setor financeiro de uma empresa privada. Fez parte do Programa de Monitoria para o Ensino Remoto sob orientação da Professora Dra. Pamela Adelino Ramos na disciplina de Pesquisa Operacional. Trabalhou como agente educacional no setor público e desenvolveu atividades na área de finanças em empresas privadas.

Downloads

Publicado

2022-10-17

Como Citar

Shimohara Bradaschia, J., Ramos, P. A., & Fonseca Martins de Melo, M. (2022). PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO SOBRE O USO METODOLOGIAS ATIVAS NA DISCIPLINA DE PESQUISA OPERACIONAL. Pesquisa Operacional Para O Desenvolvimento, 15, 1–13. https://doi.org/10.4322/PODes.2022.009

Edição

Seção

Artigos