ANÁLISE E PREVISÃO DE PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA SOB A ABORDAGEM MSSA

Autores

  • João Marcos Amorim dos Santos UFF
  • Moisés Lima de Menezes UFF

DOI:

https://doi.org/10.4322/PODes.2021.012

Palavras-chave:

MSSA, Precipitação Pluviométrica, Box & Jenkins, Holt-Winters

Resumo

SSA é uma técnica de suavização de séries temporais. MSSA é uma extensão de SSA para múltiplas séries temporais simultaneamente. Este artigo apresenta uma abordagem deste método de suavização, na qual os modelos de amortecimento exponencial de Holt-Winters e de Box & Jenkins são aplicados. Na ocasião, séries temporais de precipitação pluviométrica de cidades das cinco regiões geográficas do Brasil são modeladas antes e após a suavização SSA e MSSA. Os resultados obtidos mostram que tanto a modelagem de Holt-Winters quanto o modelo de Box & Jenkins são beneficiados pela suavização prévia da série temporal por SSA/MSSA e que a suavização MSSA supera SSA além do que os modelos de Box & Jenkins apresentam maior aderência aos dados originais.

Biografia do Autor

João Marcos Amorim dos Santos, UFF

Mestre em matemática aplicada pela Fundação Getúlio Vargas (2019) e graduado em Estatística pela Universidade Federal Fluminense (2016). Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Estatística.

Downloads

Publicado

2021-06-22

Como Citar

Santos, J. M. A. dos, & Menezes, M. L. de. (2021). ANÁLISE E PREVISÃO DE PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA SOB A ABORDAGEM MSSA. Pesquisa Operacional Para O Desenvolvimento, 14, 1–16. https://doi.org/10.4322/PODes.2021.012

Edição

Seção

Artigos