SELEÇÃO DE PERFIL DE PALESTRANTE ESPECIALISTA PARA OFICINA DE FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/PODes.2022.001

Palavras-chave:

Multicritério, VFB, FITradeoff, Decisão

Resumo

As contratações em geral precisam ser conduzidas com muita cautela e probidade, dentro de normas e leis, refletindo em responsabilidades para ambas as partes. O objetivo deste artigo foi a seleção de perfil de palestrante especialista para uma oficina de formação docente. Com base na revisão bibliográfica foram selecionados os métodos: 1) VFB (Value Focused Brainstorming) para a estruturação do problema, bem como identificar e alinhar objetivos, critérios e alternativas. 2) FITradeoff (Flexible and Interactive Tradeoff) para comparação de alternativas no processo de elicitação e exigindo menos informações do decisor. Quanto as fases da decisão, o método VFB foi utilizado para “Estruturação da situação problemática” e “Estruturação do modelo de avaliação MCDA”; e o método FITradeoff para “Modelagem de preferências e avaliação de alternativas de decisão”. Como resultado, a integração de métodos facilitou o processo da definição de objetivos até seleção da alternativa ótima que representa o melhor perfil do palestrante.

Biografia do Autor

Moacyr Machado Cardoso Junior, Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Moacyr Machado Cardoso Junior Possui graduação em Engenharia Agronômica pela ESALQ/USP em 1986. É mestre em Máquinas Agrícolas pela ESALQ/USP em 1989. Mestre em Tecnologia e Gestão Ambiental pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo - IPT, e Doutor. em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA na área de estatística multivariada, em 2013. Tem experiência nas áreas de análise de riscos, segurança ocupacional, métodos quantitativos aplicados à análise de riscos, e modelagem de riscos. Atualmente leciona disciplinas na área de gerenciamento e análise de riscos para cursos de graduação do ITA e de Pós-graduação no Programa de Gestão Tecnológica - CTE-G/ITA.

Mischel Carmen N. Belderrain, Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Mischel Carmen Neyra Belderrain possui graduação em Investigación Operativa, mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Engenharia Aeronâutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica- ITA. Atualmente é professora Titular do ITA. Tem experiência na área de Estruturação de Problemas e Métodos Multicritérios de Decisão.

Downloads

Publicado

2022-02-07

Como Citar

Souza Borges, S. F., Cardoso Junior, M. M., & Belderrain, M. C. N. (2022). SELEÇÃO DE PERFIL DE PALESTRANTE ESPECIALISTA PARA OFICINA DE FORMAÇÃO DOCENTE. Pesquisa Operacional Para O Desenvolvimento, 15, 1–18. https://doi.org/10.4322/PODes.2022.001

Edição

Seção

Artigos