Editorial

Autores

  • SOBRAPO

Resumo

Com este número especial iniciamos o volume 2 de Pesquisa Operacional para o Desenvolvimento, relativo a 2010. A partir de 2010 é editor da revista o Dr. Antonio Fernando Branco Costa, mas, como editor durante 2009 e responsável pela seleção dos trabalhos apresentados no XLI SBPO convidados para submissão de versão ampliada à revista, este número ainda tem a minha responsabilidade editorial.

A respeito dos trabalhos que aqui são publicados, deve-se destacar que foram selecionados entre os trabalhos submetidos para apresentação no SBPO no formato de pôster que revelaram maior interesse como aplicação da Pesquisa Operacional. O bom nível das versões ampliadas submetidas serve para confirmar o acerto da decisão de abrir o espaço para a apresentação no formato de pôster de trabalhos que ainda não contam com uma versão final publicável à época da realização do Simpósio.

Como nos números anteriores, seis artigos compõem este número. Outros trabalhos selecionados do XLI SBPO não foram incluídos neste número porque ainda não tiveram suas versões finais aprovadas.  Continuam no processo de avaliação da revista e, uma vez aceitos, serão publicados nos números normais da revista.

O primeiro artigo, de Francisca Mendonça de Souza e outros pesquisadores do Programa de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Maria, investiga o problema de predição da demanda de cimento no estado do Rio Grande do Sul empregando modelos de séries temporais.

O segundo, de Valmir Salles Borges, Susany Sales Brandão e Eliane Costa Pinto Marinho, todos da Bahia, realiza uma ampla análise qualitativa do trabalho no setor da construção civil naquele estado.

O terceiro, de Arnoldo Souza Cabral e Amilton Fernando Cardoso, do ITA, investiga as medidas de desempenho empregadas na avaliação do setor atacadista, em um âmbito nacional.

O quarto, de Izabel Camões, Gastão Coelho Gomes e Daniele Villar, aplica métodos estatísticos na seleção de instrumentos odontológicos no Rio de Janeiro.

Finalmente, o quinto e o sexto, submetidos, respectivamente, por Alcido Elenor Wander e Mirian Oliveira de Souza, contando cada um com a colaboração de outros pesquisadores da EMBRAPA, realizam amplas análises econométricas dos mercados do arroz e da soja produzidos no Brasil.

Estamos certo de que, mais uma vez, a  divulgação das formas pela qual se viu aplicada a Pesquisa Operacional nesses trabalhos estará contribuindo para o desenvolvimento da pesquisa científica na área da Pesquisa Operacional.

Downloads

Como Citar

Sant’Anna, A. P. (2010). Editorial. Pesquisa Operacional Para O Desenvolvimento, 2(1). Recuperado de https://www.podesenvolvimento.org.br/podesenvolvimento/article/view/50

Edição

Seção

Introdução