COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DA ORGANIZAÇÃO: AVALIAÇÃO BASEADA NO MÉTODO ELECTRE TRI

Autores

  • André Felipe Corrêa Cervi Universidade de São Paulo - EESC/USP
  • Luiz Cesar Ribeiro Carpinetti Universidade de São Paulo - EESC/USP

DOI:

https://doi.org/10.4322/PODes.2017.008

Palavras-chave:

Competências essenciais, Métodos de decisão multicritério, Categorização, ELECTRE TRI

Resumo

A identificação das competências essenciais pode trazer uma série de benefícios para a organização. Esses benefícios compreendem a identificação de atividades passíveis de terceirização, construção e manutenção de vantagens competitivas, foco em atividades essenciais, entre outros. O objetivo desse trabalho é apresentar uma forma de avaliação das competências essenciais da organização estruturada e baseada em métodos de decisão multicritério. Para isso construiu-se um referencial teórico sobre competências essenciais e sobre o método de decisão multicritério ELECTRE TRI e também, um caso ilustrativo para entendimento do processo decisório. Os resultados mostram que o método ELECTRE TRI é adequado ao problema estudado, podendo auxiliar as organizações a realizarem avaliações de forma mais estruturada.

Biografia do Autor

André Felipe Corrêa Cervi, Universidade de São Paulo - EESC/USP

Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, São Carlos, São Paulo, Brasil.

Luiz Cesar Ribeiro Carpinetti, Universidade de São Paulo - EESC/USP

Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, São Carlos, São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-08-22

Como Citar

Cervi, A. F. C., & Carpinetti, L. C. R. (2017). COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DA ORGANIZAÇÃO: AVALIAÇÃO BASEADA NO MÉTODO ELECTRE TRI. Pesquisa Operacional Para O Desenvolvimento, 9(2), 95–108. https://doi.org/10.4322/PODes.2017.008

Edição

Seção

Artigos