UMA METODOLOGIA PARA O DIMENSIONAMENTO DE FROTA DE REBOCADORES EM TERMINAIS PORTUÁRIOS: UMA APLICAÇÃO AO PORTO DO RIO GRANDE.

Autores

  • Universidade Federal de Rio Grande - FURG
  • Universidade Federal de Rio GRande

Resumo

Nesse trabalho é aplicada uma metodologia para encontrar o número adequado de rebocadores para atender ao Porto do Rio Grande, de modo a obter economia e satisfação dos clientes, fazendo uso da Técnica de Modelagem de Filas, utilizando o modelo chamado M/M/c. Foram realizados estudos e análises com os dados de entrada e saída dos navios referente ao ano de 2007, juntamente com o número de operações e solicitações de rebocadores também referente ao mesmo ano. No processo de modelagem empregado, é feita a suposição de que as chegadas de navios e o processo de atendimento dos mesmos obedecem, respectivamente, às distribuições de Poisson e Exponencial. A aplicação dessa metodologia leva à conclusão de que, para um período útil de 24 horas/dia de funcionamento do Porto, para os anos de 2010 e 2015, o tamanho de frota mais indicado para a situação em análise é de três rebocadores. 

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Publicado

2010-06-15

Como Citar

Schein, D., & Lima, M. L. P. de. (2010). UMA METODOLOGIA PARA O DIMENSIONAMENTO DE FROTA DE REBOCADORES EM TERMINAIS PORTUÁRIOS: UMA APLICAÇÃO AO PORTO DO RIO GRANDE. Pesquisa Operacional Para O Desenvolvimento, 2(2), 119–139. Recuperado de https://www.podesenvolvimento.org.br/podesenvolvimento/article/view/47

Edição

Seção

Artigos