UM ESTUDO DE CASO UTILIZANDO MODELOS DE FILAS PARA ANALISAR SISTEMA DE CAIXAS DE SUPERMERCADOS

Autores

  • José Gilberto S. Rinaldi FCT/UNESP, Presidente Prudente, SP, Brasil.
  • Reinaldo Morabito UFSCar, São Carlos, SP, Brasil.

Resumo

Em um estudo anterior, mostrou-se por meio de análise estatística multivariada que o tempo de espera na fila de caixas de supermercados desempenha um papel importante para o nível de serviço dos clientes, baseando-se em um estudo de caso em uma empresa do setor. No presente trabalho, revisitam-se e aplicam-se alguns modelos analíticos de filas mais frequentemente utilizados na literatura para representar os sistemas de filas nos caixas de supermercados e estimar o tempo de espera dos clientes nas filas dos caixas, incluindo um modelo que considera possíveis trocas de filas pelos clientes, ocorrência comum na prática dos supermercados. Para analisar o desempenho desses modelos, um estudo de caso foi realizado na mesma empresa do estudo anterior. Comparando-se os resultados desses modelos com os observados numa amostra coletada no estudo de caso, identificou-se que o modelo que melhor representou o sistema real foi o modelo de filas com trocas e que ele pode ser útil para apoiar decisões na prática.

 

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Publicado

2016-10-24

Como Citar

Rinaldi, J. G. S., & Morabito, R. (2016). UM ESTUDO DE CASO UTILIZANDO MODELOS DE FILAS PARA ANALISAR SISTEMA DE CAIXAS DE SUPERMERCADOS. Pesquisa Operacional Para O Desenvolvimento, 8(2), 109–136. Recuperado de https://www.podesenvolvimento.org.br/podesenvolvimento/article/view/434

Edição

Seção

Artigos