MODELO PARA A GESTÃO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE PESQUISADORES: ILUSTRADO PARA UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Autores

  • Sandra Rolim Ensslin Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis-SC, Brasil
  • Leonardo Ensslin Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, Palhoça-SC, Brasil
  • Cleomir Waiczyk Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis-SC, Brasil
  • Leonardo Corrêa Chaves Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis-SC, Brasil

Resumo

O objetivo deste artigo foi desenvolver um modelo para a gestão de produções científicas de pesquisadores em um Programa de Pós-Graduação (PPG), auxiliando o decisor para compreender as oportunidades de aperfeiçoamento, as potencialidades e os esforços na Avaliação de Desempenho dos pesquisadores do programa. Diante dos desafios do contexto, optou-se por utilizar a Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão com a abordagem Construtivista (MCDA-C) por permitir trabalhar com múltiplas variáveis qualitativas e quantitativas não bem conhecidas, dinâmicas onde prevalecem conflitos de interesses e quando os objetivos são difusos e competem entre si. Ao final desta pesquisa foi possível definir 41 indicadores e 4 objetivos estratégicos; desenvolver escalas ordinais (qualitativas) e escalas cardinais (quantitativas); integrar os aspectos por meio de taxas de compensação; e identificar ações para servir de apoio ao coordenador do programa para aprimorar o desempenho atual dos pesquisadores e a avaliação global do programa. Desta forma, conclui-se que o modelo construído permitiu ser personalizado pelo coordenador do PPG (decisor) e promoveu o entendimento do problema, além de materializar um processo dinâmico de aperfeiçoamento e aprendizagem. Também, demonstrou que a MCDA-C tem a característica de transformar uma condição adversa em um modelo controlado cientificamente, exemplificado pela geração de recomendações com base em variáveis numéricas as quais explicitam o impacto que as mesmas apresentarão se implementadas. Portanto, o modelo demonstrou ser uma relevante ferramenta de apoio à decisão sendo legitimada pelo decisor por sua proposta flexível e construtiva.

Palavras-Chave: Avaliação de desempenho, Produção científica, Pesquisa científica, MCDA-C, Performance de pesquisadores.

 

Biografia do Autor

Sandra Rolim Ensslin, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis-SC, Brasil

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Leonardo Ensslin, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, Palhoça-SC, Brasil

Programa de Pós-Graduação em Administração

Cleomir Waiczyk, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis-SC, Brasil

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Leonardo Corrêa Chaves, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis-SC, Brasil

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Downloads

Publicado

2014-12-17

Como Citar

Ensslin, S. R., Ensslin, L., Waiczyk, C., & Chaves, L. C. (2014). MODELO PARA A GESTÃO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE PESQUISADORES: ILUSTRADO PARA UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO. Pesquisa Operacional Para O Desenvolvimento, 7(1), 105–129. Recuperado de https://www.podesenvolvimento.org.br/podesenvolvimento/article/view/366

Edição

Seção

Artigos