MODELOS MATEMÁTICOS PARA O PROBLEMA INTEGRADO DE DIMENSIONAMENTO DE LOTES E CORTE DE ESTOQUE UNIDIMENSIONAL

Autores

  • Aneliza Leandro Longhi Universidade Estadual Paulista - UNESP, São José do Rio Preto-SP, Brasil
  • Gislaine Mara Melega Universidade Estadual Paulista - UNESP, São José do Rio Preto-SP, Brasil
  • Silvio Alexandre de Araujo Universidade Estadual Paulista - UNESP, São José do Rio Preto-SP, Brasil

Resumo

Os problemas de dimensionamento de lotes e corte de estoque unidimensional são importantes em diversos setores industriais, tais como, fábricas de móveis tubulares e de papel, metalúrgicas, entre outros e, geralmente, estes problemas são tratados de maneira independente. Neste trabalho, abordamos os dois problemas de maneira integrada. Consideramos um modelo clássico para o problema de dimensionamento de lotes, bem como sua reformulação baseada no problema de caminho mínimo. Para o problema de corte de estoque unidimensional, foram estendidos três diferentes modelos encontrados na literatura de forma a considerar vários períodos de tempo. A partir destes modelos, foram propostas formulações que tratam os problemas de maneira integrada. Um estudo computacional foi realizado utilizando dados gerados aleatoriamente, com o objetivo de avaliar a qualidade dos modelos integrados em diferentes aspectos.

Palavras-Chave: Problemas de dimensionamento de lotes, Problemas de corte de estoque unidimensional, Problemas integrados.

 

Downloads

Publicado

2014-12-17

Como Citar

Longhi, A. L., Melega, G. M., & de Araujo, S. A. (2014). MODELOS MATEMÁTICOS PARA O PROBLEMA INTEGRADO DE DIMENSIONAMENTO DE LOTES E CORTE DE ESTOQUE UNIDIMENSIONAL. Pesquisa Operacional Para O Desenvolvimento, 7(1), 82–104. Recuperado de https://www.podesenvolvimento.org.br/podesenvolvimento/article/view/357

Edição

Seção

Artigos