ALGORITMO HEURÍSTICO PARA O PROBLEMA DO CORTE BIDIMENSIONAL DE PEÇAS IRREGULARES NA INDÚSTRIA DO VESTUÁRIO

Autores

  • Andressa Schneider Alves Instituto Federal de Santa Catarina-UFSC, Florianópolis-SC, Brasil
  • José Luís Farinatti Aymone Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Rio Grande do Sul-RS, Brasil

Resumo

Neste artigo é apresentado um algoritmo heurístico para o problema de corte de moldes na indústria do vestuário. Este problema é conhecido como corte bidimensional de formas irregulares, onde as peças pequenas possuem formato irregular (moldes) e devem ser encaixadas em um retângulo (tecido). O objetivo principal é minimizar o desperdício de material. O algoritmo proposto é baseado na representação geométrica dos moldes e do tecido através do método raster, em critérios de ordenamento e na construção do leiaute através do deslocamento em eixos. Apresenta de forma inédita a implementação da técnica 80/20, na etapa de ordenamento das peças, para o problema do corte de itens irregulares. O algoritmo foi implementado no software Riscare® e comparou-se a eficiência do mesmo através de exemplos apresentados por outros autores. Dos oito problemas comparados, o Riscare® alcançou, em quatro deles, comprimentos menores e em um obteve a solução ótima.

Palavras-Chave: Heurística, Empacotamento, Corte, Aplicações no mundo real, Vestuário.

 

Biografia do Autor

Andressa Schneider Alves, Instituto Federal de Santa Catarina-UFSC, Florianópolis-SC, Brasil

Andressa Schneider Alves é doutoranda em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Também é mestre em Design pela mesma universidade (UFRGS - 2010). Bacharel em Moda pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2008). Atualmente é professora do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) da Área de Moda. Possui experiência docente no ensino de qualificação profissional, técnico e superior. Atua na pesquisa de problemas da indústria do vestuário.

José Luís Farinatti Aymone, Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Rio Grande do Sul-RS, Brasil

Professor Associado do Departamento de Design e Expressão Gráfica da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tendo ingressado em 1998. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Design (PGDESIGN) da UFRGS desde 2007. Tem Doutorado em Engenharia Civil na área de Estruturas pela UFRGS (2000), Mestrado em Engenharia Civil na área de Estruturas pela UFRGS (1996) e Graduação em Engenharia Civil pela UFRGS (1993). Em nível de Mestrado, leciona na disciplina Design Virtual PGDESIGN/UFRGS. Na graduação, atua nas disciplinas: Computação Gráfica e Geometria Descritiva. Em pesquisa, atua principalmente nos temas: design virtual, projeto de artefatos, representação e modelagem, CAD (projeto auxiliado por computador), realidade virtual (VRML) e visualização científica. Já atuou em educação a distância (EAD), simulação computacional de estruturas, método dos elementos finitos e adaptação de malhas para problemas 2D e 3D de pequenas e grandes deformações. Orienta nos níveis de doutorado e mestrado.

Downloads

Publicado

2014-08-27

Como Citar

Alves, A. S., & Aymone, J. L. F. (2014). ALGORITMO HEURÍSTICO PARA O PROBLEMA DO CORTE BIDIMENSIONAL DE PEÇAS IRREGULARES NA INDÚSTRIA DO VESTUÁRIO. Pesquisa Operacional Para O Desenvolvimento, 6(3), 434–450. Recuperado de https://www.podesenvolvimento.org.br/podesenvolvimento/article/view/352

Edição

Seção

Artigos