AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ECONÔMICO EM MODELOS BASEADOS NO VALOR DE EMPRESAS DO RAMO ATACADISTA BRASILEIRO

Autores

  • ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
  • ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Resumo

O objetivo do artigo é investigar a utilização de metodologias de mensuração de desempenho econômico em modelos baseados no valor de empresas do ramo atacadista brasileiro. Foi necessário avaliar algumas variáveis, como: o formato do atacado, o setor de atuação da empresa, o tempo da organização no mercado e a magnitude da receita operacional. A pesquisa é descritiva, realizada por meio de um levantamento de campo, tendo como objeto de estudo 100 empresas brasileiras do segmento atacadista. Os dados foram tabulados no software SPSS 11.5 e analisados pelo coeficiente V de Cramer e o Coeficiente de Incerteza para inferências sobre o grau de associação de duas variáveis nominais, essencialmente relacionando com o perfil da empresa as variáveis de entendimento e uso do valor econômico e conceitos de mensuração do desempenho utilizados.  Existem vários estudos que demonstram a utilização da mensuração de desempenho econômico como técnica adequada na tomada de decisão. Porém, esses estudos dificilmente avaliam se essa decisão representa acréscimo de valor para a empresa. Embora parte da literatura contábil recomende a utilização da técnica de mensuração de desempenho econômico para tomada de decisões, observa-se que as medidas tradicionais de desempenho (faturamento, margem bruta e operacional, lucro e retorno sobre o investimento) ainda prevalecem no ambiente organizacional.

Biografia do Autor

, ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1973), mestrado em Ciências pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1979) e doutorado em Ciências pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1987). Atualmente é professor associado do Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Tem experiência em aplicaçoes da teoria econômica, em particular em Economia de Tecnologia e Inovação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliacao economica de projetos, gerência de recursos financeiros, desempenho tecnológico na indústria aeronáutica.

, ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Graduado em Ciências Contábeis pela FEPEVI / UNIVALI -Itajaí/SC (1986), Pós-Graduação em Organização Sistemas e Métodos -OSM pela FURB-Blumenau/SC (1989), Mestrado em Ciências Contábeis na área de concentração em Controladoria pela Universidade Regional de Blumenau- FURB - Blumenau/SC (2005). Coordenador de Estágio Supervisionado e Projetos Aplicados I e II na Faculdade de Tecnologia Senai Brusque/SC. Professor títular na FATEC SENAI Brusque/SC nas disciplinas: Introdução ao Ensino Tecnológico, Projetos Aplicados I e II, Gestão de Pessoas, Relações Humanas, Gestão de Processos, Empreendedorismo, Custos Industriais, Gestão de Projetos, Informática Básica, Desenvolvimento de Recursos Humanos, Metodologia Cientifica para TCC's, Administração da Produção I e II, Administração Financeira I e II, Introdução a Teoria Geral da Administração, Engenharia Econômica.

Downloads

Publicado

2010-02-17

Como Citar

Cabral, A. S., & Cardoso, A. F. (2010). AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ECONÔMICO EM MODELOS BASEADOS NO VALOR DE EMPRESAS DO RAMO ATACADISTA BRASILEIRO. Pesquisa Operacional Para O Desenvolvimento, 2(1). Recuperado de https://www.podesenvolvimento.org.br/podesenvolvimento/article/view/33

Edição

Seção

Artigos