UMA FERRAMENTA COMPUTACIONAL PARA O AGENDAMENTO DE OPERAÇÕES DO PROGRAMA DE ACESSIBILIDADE ESPECIAL PORTA A PORTA - PRAE

Autores

  • Saulo de Tarso Alves Dantas Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Natal – RN
  • Caroline Rocha Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Natal – RN
  • Daniel Aloise Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Natal – RN
  • José Claudio Galvão Secretaria Municipal da Saúde – SMS-PRAE, Natal – RN
  • Ana Maria da Silva Martins Pronto Socorro Clóvis Sarinho – PSCS, Natal – RN

Resumo

Em todo o mundo, a demanda por serviços de transporte para pessoas portadoras de necessidades especiais, idosos, e pessoas com mobilidade reduzida vêm crescendo nos últimos anos. A população está envelhecendo, os governos precisam se adaptar a esta realidade, e este fato pode significar oportunidade de negócios para as companhias.  Dentro deste contexto está inserido o Programa de Acessibilidade Especial porta a porta – PRAE do município de Natal-RN. A pesquisa presente neste trabalho procura desenvolver um modelo de programação capaz de auxiliar o processo de tomada de decisão dos gestores deste serviço de transporte. Para tanto, foi criado um algoritmo baseado em métodos de geração de soluções aproximativas conhecidas como heurísticas. O objetivo do modelo é incrementar o número de pessoas atendidas pelo PRAE, dada a frota disponível, gerando programações de roteiros otimizadas. O PRAE consiste em um problema de roteirização e programação de veículos do tipo dial-a-ride – DARP, um dos tipos mais complexos dentre os problemas de roteirização. A validação do método de resolução foi feita mediante a comparação entre os resultados auferidos pelo modelo computacional e a programação manual real atual. Os resultados mostraram que o modelo idealizado neste trabalho foi capaz de elevar a capacidade de atendimento deste serviço de transporte.

Palavras-Chaves: PRAE. Mobilidade reduzida. Modelo computacional. Heurística. DARP. Dial-a-ride.

 

Biografia do Autor

Saulo de Tarso Alves Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Natal – RN

Mestre em Engenharia de Produção (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Professor Substituto do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Área de atuação: Engenharia Econômica e Pesquisa Operacional.

Caroline Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Natal – RN

Ph.D. em Informática (Université de Montréal, Canadá, 2009)

Professora da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Área de atuação: Otimização Combinatória, Pesquisa Operacional.

Daniel Aloise, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Natal – RN

Ph.D. em Matemática Aplicada (École Polytechnique de Montréal, Canada, 2009)

Professor do Departamentode Engenharia da Computação e Automação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Área de atuação: Otimização Combinatória, Complexidade de Algoritmos, Programação Matemática e Metaheurísticas.

José Claudio Galvão, Secretaria Municipal da Saúde – SMS-PRAE, Natal – RN

Assistente Social do Programa de Acessibilidade Especial porta a porta - PRAE da Secretaria de Saúde de Nata-RN

Ana Maria da Silva Martins, Pronto Socorro Clóvis Sarinho – PSCS, Natal – RN

Servidora do Pronto Socorro Clóvis Sarinho do município do Natal-RN

Downloads

Publicado

2014-05-25

Como Citar

Dantas, S. de T. A., Rocha, C., Aloise, D., Galvão, J. C., & Martins, A. M. da S. (2014). UMA FERRAMENTA COMPUTACIONAL PARA O AGENDAMENTO DE OPERAÇÕES DO PROGRAMA DE ACESSIBILIDADE ESPECIAL PORTA A PORTA - PRAE. Pesquisa Operacional Para O Desenvolvimento, 6(2), 243–267. Recuperado de https://www.podesenvolvimento.org.br/podesenvolvimento/article/view/301

Edição

Seção

Artigos