PLANEJAMENTO DO GRÁFICO ADAPTATIVO DE CONTROLE DE X-BARRA COM APOIO DO AMBIENTE R

Autores

  • Roberto Campos Leoni Universidade Estadual Paulista (UNESP-FEG) – Guaratinguetá – SP, Brasil

Resumo

Este trabalho descreve como planejar e estimar os parâmetros ótimos de um gráfico adaptativo para monitorar a média de um processo utilizando tamanho da amostra e intervalo variáveis (Xbarra-VSSI). O gráfico de Xbarra-VSSI foi escolhido por ser um esquema com grande potencial para aplicação prática e apenas requer o conhecimento do tamanho da amostra e do tempo entre seleção das amostras. Cadeias de Markov foram utilizadas para avaliar o desempenho do gráfico com base no tempo médio entre o descontrole do processo e o sinal gerado pelo gráfico. Apresentam-se duas funções escritas em linguagem R que auxiliam o usuário no planejamento de um gráfico de controle adaptativo Xbarra-VSSI.

Palavras-chave: Controle Estatístico de Processos (CEP), Gráfico de controle  adaptativo, Cadeia de Markov, Linguagem R.

 

 

Biografia do Autor

Roberto Campos Leoni, Universidade Estadual Paulista (UNESP-FEG) – Guaratinguetá – SP, Brasil

Departamento de Produção,

Universidade Estadual Paulista - UNESP

Guaratinguetá, 12516-410, SP, Brasil

rcleoni@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2013-11-08

Como Citar

Leoni, R. C. (2013). PLANEJAMENTO DO GRÁFICO ADAPTATIVO DE CONTROLE DE X-BARRA COM APOIO DO AMBIENTE R. Pesquisa Operacional Para O Desenvolvimento, 6(1), 137–153. Recuperado de https://www.podesenvolvimento.org.br/podesenvolvimento/article/view/240

Edição

Seção

Artigos