PROGRAMAÇÃO POR METAS E ANÁLISE POR ENVOLTÓRIA DE DADOS NA AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE PLANTAS MUNDIAIS DE MANUFATURA

Autores

  • Aneirson Francisco Silva Universidade Estadual Paulista – UNESP, Guaratinguetá – SP
  • Fernando Augusto Silva Marins Universidade Estadual Paulista – UNESP, Guaratinguetá – SP
  • Marcos Vinícius Brandão Santos Centro Universitário de Itajubá – FEPI, Itajubá – MG

Resumo

O mercado mundial de peças para automóveis é tipicamente caracterizado pela presença marcante de fornecedores globais. Estes são continuamente pressionados a reduzir os custos, a aumentar a produtividade e a competitividade. Neste contexto este trabalho visa avaliar a eficiência de plantas industriais do segmento de autopeças, localizadas em diversos Países. A aplicação de modelos com múltiplos objetivos da Programação por Metas e da Análise por Envoltória de Dados identificaram quais são as plantas industriais eficientes, e desta forma, auxiliando na tomada de decisão gerencial.

Palavras-Chave: Otimização Multiobjetivo, Programação por Metas, Análise Envoltória de Dados, Eficiência, Segmento de Autopeças.

 

Biografia do Autor

Aneirson Francisco Silva, Universidade Estadual Paulista – UNESP, Guaratinguetá – SP

professor das disciplinas de engenharia econômica e simulação de sistemas.

Downloads

Publicado

2013-04-30

Como Citar

Silva, A. F., Marins, F. A. S., & Santos, M. V. B. (2013). PROGRAMAÇÃO POR METAS E ANÁLISE POR ENVOLTÓRIA DE DADOS NA AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE PLANTAS MUNDIAIS DE MANUFATURA. Pesquisa Operacional Para O Desenvolvimento, 5(2), 172–184. Recuperado de https://www.podesenvolvimento.org.br/podesenvolvimento/article/view/208

Edição

Seção

Artigos