ESTUDO COMPARATIVO DE APROXIMAÇÕES PARA REDES DE FILAS DE MANUFATURA UTILIZANDO PLANEJAMENTO DE EXPERIMENTOS

Autores

  • José Eduardo Vieira Camorim Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos – SP, Brasil
  • Reinaldo Morabito Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos – SP, Brasil
  • Maria Isabel Rodrigues Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas – SP, Brasil

Resumo

Neste estudo comparamos seis aproximações, baseadas em métodos de decomposição paramétricos, para analisar modelos de redes de filas abertas representando sistemas discretos de manufatura, tais como job-shops. Estas aproximações podem ser utilizadas para estimar importantes medidas de desempenho destes sistemas, tais como níveis médios de estoques em processo e leadtimes de produção dos produtos. Elas também podem ser utilizadas em modelos de otimização para apoiar decisões de projeto, planejamento e operação destes sistemas, tais como alocação de capacidade nas estações de trabalho da rede. A motivação para este estudo é a ausência de trabalhos na literatura que comparam estas aproximações de maneira mais abrangente e aprofundada. Diversas configurações de redes de filas de manufatura foram aqui exploradas para identificar quais aproximações são mais adequadas para analisar quais configurações, utilizando-se para isso a teoria de planejamento de experimentos. Os resultados mostraram que duas das seis aproximações estudadas são, em geral, mais efetivas para avaliação de desempenho dos sistemas analisados. As outras aproximações demonstraram certo comportamento em sobreestimar os estoques em processo (e os leadtimes de produção) quando o número de estações da rede aumenta. Estes resultados motivam o desenvolvimento de ferramentas computacionais baseadas nas aproximações dos métodos de decomposição paramétricos.

Palavras-chave: redes de filas abertas, modelos de avaliação de desempenho, métodos de decomposição paramétricos, sistemas discretos de manufatura, job-shop, planejamento de experimentos.

 

Biografia do Autor

Maria Isabel Rodrigues, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas – SP, Brasil

Estudo Comparativo de Aproximações para Redes de Filas de Manufatura utilizando Planejamento de Experimentos

Downloads

Publicado

2013-11-08

Como Citar

Camorim, J. E. V., Morabito, R., & Rodrigues, M. I. (2013). ESTUDO COMPARATIVO DE APROXIMAÇÕES PARA REDES DE FILAS DE MANUFATURA UTILIZANDO PLANEJAMENTO DE EXPERIMENTOS. Pesquisa Operacional Para O Desenvolvimento, 6(1), 1–34. Recuperado de https://www.podesenvolvimento.org.br/podesenvolvimento/article/view/190

Edição

Seção

Artigos