REDUÇÃO DE CUSTOS NAS ORGANIZAÇÕES: COMPLEXIDADE E DINÂMICA DAS REDES LOGISTICAS

Autores

  • Bruno Leonardo Santos Menezes Faculdade de Tecnologia do SENAI CIMATEC
  • Vitório Donato Faculdade de Tecnologia do SENAI CIMATEC
  • Valter De Senna Faculdade de Tecnologia do SENAI CIMATEC
  • Renelson Ribeiro Sampaio Faculdade de Tecnologia do SENAI CIMATEC
  • Francisco Uchoa Passos Faculdade de Tecnologia do SENAI CIMATEC
  • Marcio Nakayama Miura Universidade do Vale do Itajaí

Resumo

Este estudo tem como objetivo apresentar uma rede logística como um sistema complexo e dinâmico, além de alguns aspectos de importância do entendimento dessa complexidade e dinâmica voltados à redução de custos logísticos nas organizações. Tem como base levantamento bibliográfico em estudos que abordam os temas na literatura acadêmica. Logística, sistemas complexos e dinâmica de sistemas são campos de estudo interdisciplinares em evolução, com grande potencial de interação com diversas áreas. É possível minimizar custos, conhecendo o comportamento e características das redes de suprimentos. Analisar a complexidade dessas redes pode representar um diferencial competitivo para as organizações, além de aumentar o conhecimento organizacional sobre a natureza do seu próprio negócio. Este artigo contribui para a carência de estudos que abordam a rede logística como um sistema complexo e dinâmico.

Palavras-chave: Sistemas Dinâmicos; Sistemas Complexos; Redes Complexas; Modelagem; Simulação.

Biografia do Autor

Bruno Leonardo Santos Menezes, Faculdade de Tecnologia do SENAI CIMATEC

Graduação em Logística e mestrado em andamento em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial, ambos os cursos pela Faculdade de Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia.

Vitório Donato, Faculdade de Tecnologia do SENAI CIMATEC

Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal da Paraíba (1986), pós graduação Logística pela UNESA e mestrado em Gestão Integrada de Organizações pela Universidade do Estado da Bahia (2005). Trabalhou com prevenção de falha prematura em materiais estocados. Atualmente é analista de processos tecnológicos II - SENAI CIMATEC. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Almoxarifados, atuando principalmente nos seguintes temas: logistica, gestão, armazenamento, qualidade, movimentação de carga, produção e transporte.

Valter De Senna, Faculdade de Tecnologia do SENAI CIMATEC

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1970), mestrado em Pesquisa Operacional - University of Southampton (1977), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974), doutorado em Pesquisa Operacional - University of Southampton (1983) e Pós-doutorado em Estatística pela mesma instituição (1985). Atualmente é Analista de Processos III (professor titular) - SENAI - Departamento Regional da Bahia. Tem experiência na área de Modelos Matemáticos e de Pesquisa Operacional, Probabilidade e Estatística Aplicadas, atuando principalmente em mineração de dados, técnicas de classificação e associação, simulação, modelos matemáticos em saúde, fluxos de atendimento em unidades clínicas e hospitalares, políticas de inspeção e controle da qualidade.

Renelson Ribeiro Sampaio, Faculdade de Tecnologia do SENAI CIMATEC

Graduação em Física - Departamento de Física da UFMG (1973), Pós-Graduação em Física-Matemática - UnB (1974-75), Mestrado em History And Social Studies Of Science - University of Sussex (1979) e Doutorado na área de Economia da Inovação Tecnológica no Science Policy Research Unit - University of Sussex (1986). Atuou na área de planejamento e políticas públicas em ciencia e tecnologia, na Secretaria de Tecnologia Industrial - STI (1981/82), na Assessoria de Planejamento da Presidência do CNPq (1982/85) e no Ministério de Ciência e Tecnologia - MCT (1985/88). No período 1998 - 2006, quando atuou no Instituto Euvaldo Lodi - IEL/BA, foi responsável pela concepção e desenvolvimento do sistema da RETEC Rede de Tecnologia da Bahia. A RETEC é uma rede que integra ofertas e demandas tecnológicas, apoiada pelo IEL Nacional foi implantada em vários estados da federação. Participou também, em 2002, do grupo de trabalho de criação do SBRT Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas, patrocinado pelo MCT Ministério de Ciência e Tecnologia. A RETEC/BA atua integrada no SBRT. Presentemente é pesquisador na FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CIMATEC, Salvador/BA, sendo professor permanente no Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia Industrial e no Mestrado em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial. Integra também o corpo de docentes permanentes no programa de Doutorado em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial, recém aprovado pela CAPES (outubro/2010). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Gestão do Conhecimento. Professor Colaborador no Programa de Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento DMMDC. Trabalhos de pesquisa nos seguintes temas: Geração e difusão de conhecimento; Conhecimento e Competitividade organizacional; Informação, Inteligência e Inovação. Recentemente (nov./2011) concluiu programa de pós-doutorado na Universidade de Wisconsin - Madison (USA)

Francisco Uchoa Passos, Faculdade de Tecnologia do SENAI CIMATEC

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará/CE (1971), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2000). Foi professor da Universidade de Sorocaba/SP. Atualmente é professor da Universidade Salvador/BA (Mestrado e Graduação em Administração e Engenharia da Produção) e da Faculdade SENAI/CIMATEC/BA (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia Industrial e Graduação em cursos tecnológicos). Acumulou experiência na área de Administração Industrial, com ênfase em Administração da Produção e Gestão da Tecnologia, tendo desenvolvido, ao longo da trajetória profissional, atividades de prática gerencial, ensino universitário e pesquisa nas seguintes áreas: gestão da produção e operações; gestão da tecnologia; qualidade industrial; gestão do conhecimento; gestão de sistemas de informação; e estratégia da empresa industrial. Seus principais objetos de estudo são empresas industriais, arranjos produtivos locais manufatureiros e setores produtivos industriais.

Marcio Nakayama Miura, Universidade do Vale do Itajaí

Doutorando em Administração e Turismo pelo PPGA/UNIVALI (2010), Mestrado em Administração pelo CPGA/UFSC (1996) e Graduação em Administração de Empresas pela FECEA (1991). Desde 1995 é professor do ensino superior em cursos de graduação e pós-graduação. Experiência como diretor, coordenador e chefe de departamento em cursos de graduação, pós-graduação e tecnológicos de nível superior. Avaliador Institucional e de Cursos de Graduação do MEC/INEP e do Guia do Estudante Abril. Delegado Regional do CRA-PR. Linhas de pesquisa: marketing, marketing em saúde, comportamento do consumidor, cocriação de valor, metodologias ativas de aprendizagem. Acadêmico do Grupo de Pesquisa em Estratégias de Marketing (GEMA).

Downloads

Publicado

21-09-2012

Como Citar

Menezes, B. L. S., Donato, V., Senna, V. D., Sampaio, R. R., Passos, F. U., & Miura, M. N. (2012). REDUÇÃO DE CUSTOS NAS ORGANIZAÇÕES: COMPLEXIDADE E DINÂMICA DAS REDES LOGISTICAS. Pesquisa Operacional Para O Desenvolvimento, 4(3), 325–338. Recuperado de https://www.podesenvolvimento.org.br/podesenvolvimento/article/view/165

Edição

Seção

Artigos