USO DOS MODELOS DE FILAS NO GERENCIAMENTO DO SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CLIENTE BANCÁRIO: UM PANORAMA DA PRODUÇÃO CIENTIFICA NACIONAL E INTERNACIONAL

  • André Andrade Longaray Universidade Federal do Rio Grande - FURG Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA
  • Paulo Roberto Munhoz Universidade Federal do Rio Grande - FURG Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA
  • Vanessa Duarte de Souza Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Thauane Adamoli Amaral Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Resumo

O Brasil tem experimentado nos últimos anos um cenário de crescimento demográfico e expansão do número de pessoas com capacidade de acesso aos serviços do sistema financeiro. O setor bancário tem estabelecido estratégias para prestar atendimento rápido e eficiente a seus clientes. Uma dessas ações é a busca por uma administração e otimização do tempo de atendimento ao consumidor nas agências. O objetivo deste artigo é descrever e caracterizar a produção científica sobre teoria das filas em âmbito Nacional e Internacional entre os anos de 2006 a 2015. A metodologia utilizada foi um estudo quantitativo, descritivo, instrumentalizado por meio de pesquisa bibliográfica analisada à luz da bibliometria. Como resultado identificou os autores mais prolíficos e os mais citados, os métodos mais aplicados, as temáticas e segmentos estudados.

Publicado
22-12-2017
Como Citar
LONGARAY, André Andrade et al. USO DOS MODELOS DE FILAS NO GERENCIAMENTO DO SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CLIENTE BANCÁRIO: UM PANORAMA DA PRODUÇÃO CIENTIFICA NACIONAL E INTERNACIONAL. Pesquisa Operacional para o Desenvolvimento, [S.l.], v. 9, n. 3, p. 162-173, dez. 2017. ISSN 1984-3534. Disponível em: <http://www.podesenvolvimento.org.br/inicio/index.php?journal=podesenvolvimento&page=article&op=view&path%5B%5D=509>. Acesso em: 17 ago. 2018. doi: https://doi.org/10.4322/PODes.2017.012.
Seção
Artigos